Protesto Visual

Mais de 300 profissionais de design de 17 países diferentes criam um manifesto coletivo visual contra Bolsonaro

Uma convocatória global para todos os profissionais de design está em aberto pelas praças digitais desde o último dia 25 de outubro. A missão é participar de um grande manifesto coletivo e visual contra um dos piores governantes que este país já elegeu.

O projeto Design contra Bolsonaro foi criado pelo Design Ativista e está de acordo com a própria missão desse coletivo: inspirar uma cultura de luta no design brasileiro.

“Mobilizamos a cena do design no Brasil há um tempo, agora demos um grande passo rumo à articulação internacional. É incrível ter a participação dos quatro cantos do brasil somada a participação de pessoas de outros 16 países do mundo num mesmo grito. Os designers são um grupo desorganizado, mas que passou a se mobilizar de maneira sintonizada desde a criação do Design Ativista. Este manifesto é o ápice disso”, comentou o coordenador do coletivo e co-fundador do Mídia Ninja, Thiago Scherer.

Desde o lançamento do chamado, mais de 300 designers já estão participando da manifestação, vindos de 17 países diferentes. Em poucas palavras e muita arte, um registro histórico, visual e artístico de quando a resistência criativa brasileira encontra a solidariedade criativa internacional.

Ao lado de profissionais do design, artistas, comunicadores e interessados em política de várias origens e regiões, o Design Contra Bolsonaro representa o projeto de maior repercussão do coletivo que surgiu em 2018 – poucas semanas as campanhas do pleito que elegeu este genocida. Um dos primeiros portais a darem visibilidade ao Design Ativista foi o Buzzfeed.

Todos os trabalhos enviados até agora estão no site https://designcontrabolsonaro.org/galeria/ Se você quiser participar do projeto, basta enviar sua arte para odesignativista@gmail.com. Os caras também estão no Linkedin, caso você queira conhecer melhor o trabalho deles.

Com informações de Design Ativista, Midia Ninja e Buzzfeed.

Crédito das Imagens

As artes que ilustram este post são de alguns dos designers do projeto: @mill.man_, @yude.tattoo, @felipe_fortunato_, @tooonyares-1 e @fosterveintiuno.

Deixe um comentário